GORDON: LEI & ORDEM
O número 37 da coleção de graphic novels da DC Comics pela Eaglemoss nos traz 3 arcos: Gordons Law (1996-97), Batman GCPD (1996) e Batman: Gordon of Gotham (1998).
O primeiro arco tem roteiro de Chuck Dixon e arte de Klaus
Janson, que ficaria muito melhor se deixassem em preto e branco, mas tivemos as
cores de Kevin Somers, que não é ruim, mas esse tipo de narrativa combina com
cores reduzidas, como fizeram em DPGC e Batman Ano Um.
O roteiro gira em torno de um assalto a banco que deu errado e os criminosos assassinam todos os reféns além de conseguirem fugir. A investigação leva Gordon a descobrir o envolvimento de policiais no crime. Levando para o lado pessoal pede a Batman que não se envolva. A desconfiança o isola até mesmo de seu pessoal, o que faz ele recorrer a policiais de outros departamento. Mesmo assim tudo conspira contra o comissário e perdas são inevitáveis. Com muito sufoco e colocando a vida em risco diversas vezes, Gordon resolve o caso, mas o preço é uma grande porção de mortes em sua conta. Ao fim o comissário se desculpa por não deixar Batman participar, pois nem sempre o orgulho traz bons resultados, ainda mais para um exército de um homem só.
Em Batman GCPD, o segundo arco, temos o momento de ruptura
da dupla detetive Montoya e sargento Harv Bullock, que foi bastante explorada
em Gotham DPGC de Ed Brubaker. No desenrolar do roteiro Renée vai para unidade
de crimes hediondos onde, em sua primeira missão na nova equipe, é sequestrada
ao se disfarçar para proteger a esposa de um embaixador. Enquanto isso Bullock
e seu novo parceiro precisam deter um assassino em série que tem o hábito de
deixar ursinhos de pelúcia com suas vítimas. Nessa história Gordon não tem
protagonismo, sendo um mero coadjuvante. O foco é nos policiais do DPGC e posso
afirmar que essa história foi o embrião da obra de Brubaker. Chuck Dixon também
assina esse roteiro mas com desenhos do fabuloso Jim Amparo. A arte-final ficou
a cargo de Bill Sienkiewicz, outra lenda dos quadrinhos. Com cores discretas e
bem dosadas de Ian Laughlin
No terceiro e último arco temos o retorno de Klaus Janson, com parceria de Dick Giordano, nos desenhos. Porém o roteiro foi assumido por Dennis O’Neil. O arco Gordon of Gotham traz lembranças do comissário Gordon ainda jovem, na distante Chicago, antes da transferência para Gotham City. O policial jovem e inexperiente se mete numa enrascada envolvendo fralde eleitoral, corrupção no departamento de polícia e assassinato. Suas escolhas, embora guiadas pelo bom senso e desejo de fazer o certo, o levam por caminhos poucos éticos à margem da lei. Essas lembranças o atormentam ainda mais quando essas escolhas ecoam para a Gotham atual. Batman o instiga a resolver esse problema sozinho e encontrar a paz para sua consciência. Gordon se torna o protagonista dessa história com a maestria do roteiro de O’Neil e artes fabulosas de Klaus e Giordano. Mais uma vez senti falta de um clima mais noir nas cores. Ainda assim as cores de Pam Rambo não decepcionam tanto quanto as cores de Somers no primeiro arco.
Comentários
Postar um comentário